Crónica tertuliana
Palavra Cantada- Associação de Cultura
Vila Franca de Xira
Crónica tertuliana
No âmbito do confinamento e isolamento social a que estivemos sujeitos e, de alguma forma, continuamos a estar sujeitos, os amantes da poesia foram sentindo pouco a pouco o peso da solidão. A companheira de tantas lides, a poesia, ficou também confinada ao espaço de cada um.
A associação Palavra Cantada-Associação de Cultura, sentido de que, estava a chegar a hora do encontro entre estes poetas, poetisas, dizedores de poesia e amantes da cultura poética, na pessoa da sua presidente Maria Gomes, abraçou desde logo o projeto de Tertúlia on-line que, se veio a concretizar no dia 1 de Maio de 2020, pelas 17h.
Sobre a égide da Palavra Cantada - Associação de Cultura e na presença da sua presidente Maria Gomes, este evento foi apresentado por Helena de Matos e na parte técnico-informática Maria da Conceição Santos.
A iniciativa foi muito bem acolhida, os participantes e ouvintes foram adequando os seus meios técnicos, mesmo no decorrer da Tertúlia.
Não há dúvida de que, a poesia se fez ouvir num espaço, num lugar incomum conectado com a Cultura, onde a amizade, solidariedade e o companheirismo foram pedras basilares para uma tarde bem passada.
No decorrer da mesma, deliciámo-nos com prazer, poesia, após poesia, desfrutámos do primor e do sentimento com que, cada um exprimia os seus “escritos “ ou de outrem.
Chegámos ao fim com um sentimento de dever cumprido e vontade de voltar.
E assim faremos.
Até à próxima.
Helena de Matos